FECHAR

O seu navegador está desatualizado.

Para visualizar o site corretamente, atualize seu browser ou tente com outro navegador.
Tintas Coral

Tudo de cor para você

O Brasil está ganhando novas cores.

Notícias

Tudo de cor para o Rio de Janeiro – Santa Marta

06 de junho de 2014
Unidade_UPP-Santa-Marta_PlaquinhaQR_Code07

A favela mais colorida do Rio de Janeiro, onde o projeto ‘Tudo de cor para você’, da Tintas Coral, atua há dois anos, vai receber mais uma inovação para valorizar elementos da sua história e atrair visitantes, fortalecendo o turismo de base comunitária desenvolvido na região. Neste próximo final de semana, o projeto, em parceria com guias de turismo locais, ativa 30 plaquinhas de turismo com código QR (Quick Response/ Resposta Rápida) em pontos importantes da comunidade. O código QR é uma ferramenta de informação que pode ser decodificada por smartphones equipados com câmera, internet e aplicativo de leitura.

 placaQRSTM

É a primeira vez que uma comunidade no Brasil recebe este tipo de tecnologia para aprimoramento da atividade turística. A vocação da favela Santa Marta para o turismo internacional, um dos marcos é a gravação de um videoclipe do astro pop Michael Jackson, e a sólida organização dos guias de turismo local, que também são moradores do morro, possibilitou esta conquista. O guia e morador Gilson Fumaça, 36 anos, comemora a implantação da ferramenta: “É uma excelente iniciativa do ‘Tudo de cor para você’ na divulgação do turismo na favela Santa Marta. Vai contribuir para a atividade turística de base comunitária feita pelo morador e evitar o turismo de exploração feito por empresas que vendem tours para a favela e não contribuem para o desenvolvimento da economia local”, afirma Gilson, proprietário da pequena agência de turismo e evento Favela Scene.

Os 30 pontos para instalação das plaquinhas de turismo com informações bilíngues (português e inglês) foram escolhidos com a consultoria dos guias de turismo locais. Além dos guias de turismo, os proprietários de estabelecimentos e coordenadores de projetos sociais e entidades da comunidade, livros e websites oficiais que contam histórias da comunidade foram fontes para elaboração dos textos acessados via código QR.

Entre as localidades da Santa Marta contempladas pelo projeto de código QR estão as minas de água natural da comunidade, a Associação de Moradores, a Capelinha Santa Marta, a creche comunitária Mundo Infantil, os campinhos de futebol e eventos, a Praça do Cantão e outros. “Acho a iniciativa simplesmente fantástica. Além de estimular o trabalho dos guias de turismo locais, possibilita ao turista que não quer contratar nossos serviços obter uma informação correta sobre o morro, já que o conteúdo teve nossa contribuição”, afirma guia de turismo e moradora Salete Martins, 42 anos, sócia da pequena agência de turismo Favela Santa Marta Tours. Artesã e presidente da Associação de Comerciantes da Santa Marta, a moradora Andreia Miranda, 32 anos, acrescenta: “O projeto das plaquinhas de turismo demonstra que a comunidade está preparada para receber os turistas.”

Nas reuniões de formatação do projeto junto aos guias de turismo e às lideranças locais, a preocupação de incentivar o guiamento turístico de base comunitária surgiu logo de imediato. Orientar o turista a contratar um guia local, que seja morador da comunidade e exerça a atividade com qualificação profissional e conheça verdadeiramente a história da região, é a contribuição mais importante da iniciativa. Por isso, a plaquinha instalada na entrada do morro, na Praça Corumbá, onde se localizada a tenda de informações turísticas, foi idealizada para essa finalidade. “O projeto das plaquinhas de código QR do ‘Tudo de cor para você’ vem agregar valor ao trabalho dos guias de turismo local e não concorrer com a atividade deles. É mais uma ação das Tintas Coral na comunidade Santa Marta para incrementar as atividades econômicas da região”, afirma Marcelo Abreu, líder do projeto “Tudo de cor para você” e gerente de Marketing Institucional da AkzoNobel.

 

Postar um comentário

Acesso via facebook