FECHAR

O seu navegador está desatualizado.

Para visualizar o site corretamente, atualize seu browser ou tente com outro navegador.
Tintas Coral

Tudo de cor para você

O Brasil está ganhando novas cores.

Notícias

Tudo de cor para São Paulo – Dia Mundial de Combate à Aids

01 de dezembro de 2015
CoralEmilioRibas-58

O projeto Tudo de cor para você, em parceria com Instituto de Infectologia Emílio Ribas e voluntários, promoveram uma grande intervenção artística para reforçar a mensagem de conscientização da importância do uso da camisinha. A arte foi entregue no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids com a presença da madrinha dessa edição, Marina Person.

A entrada antiga do hospital recebeu um painel realizado pelo artista Ricardo Pennino, que também ministrou uma oficina para 40 pessoas, entre profissionais do Emílio Ribas e adolescentes da Fundação Poder Jovem. A entidade dá suporte social, psicológico e profissional para jovens soropositivos, seus amigos e parentes. O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo referência nacional no tratamento de doenças infectocontagiosas.

A ação faz parte da campanha de Mobilização Virtual contra a Aids lançada neste ano pelo hospital, e será desenvolvida em parceria com o projeto socioambiental ‘Tudo de cor para você’, da Tintas Coral.

Personalidades que contribuíram para conscientizar a sociedade sobre as formas de contaminação e combate à doença, como o sociólogo Betinho, o cantor Cazuza, o artista Alex Vallauri e o jornalista Caio Fernando Abreu também foram homenageados. A escolha de Marina Person como madrinha do projeto coincide com o importante momento profissional vivido pela cineasta, que acaba de lançar o seu primeiro longa-metragem de ficção intitulado ‘Califórnia’. O filme aborda o contexto dos anos 80 e tem como protagonista uma adolescente que inicia sua vida sexual e se depara com vários temas, inclusive a Aids.

CoralEmilioRibas-8

O hospital está entre os primeiros serviços públicos de saúde do Estado de São Paulo a receber esse tipo de arte. Para o diretor do Emílio Ribas, Luiz Carlos Pereira Junior, a ação reforça o caráter de vanguarda que marca a história da unidade.

“O Emílio Ribas marca a história da saúde por suas descobertas científicas e pelo papel crucial no combate a surtos e epidemias. Atendeu o primeiro paciente com Aids no Brasil, na década de 1980, e desde então acolhe e trata todos os soropositivos que procuram a unidade. Por seu pioneirismo e pelo cuidado contínuo aqui oferecido, o hospital reforça, com esta campanha seu compromisso de difundir orientações sobre a doença e incentivar a prevenção”, destaca o diretor.

“Com esta parceria, auxiliamos o hospital a difundir a mensagem da prevenção à Aids por meio de cor e arte. Isso evidencia a essência do ‘Tudo de cor para você’, que é agregar a responsabilidade socioambiental e a transformação da vida das pessoas através da pintura de paredes e espaços nas comunidades”, afirma Marcelo Abreu, Gerente de Marketing Institucional da Tintas Coral e líder do projeto ‘Tudo de cor para você’.

Sobre o artista

Ricardo Pennino, também conhecido como “P.”, é formado em ciências biológicas e abdicou da vida científica para se dedicar à Arte aos 23 anos.

Seu trabalho autoral tem o embrião no grafite e possui caráter experimental, tendo as características da natureza como referências para suas pinturas.

Nos últimos anos, tem se dedicado à feitura de painéis, com a pintura como o carro-chefe profissional. Além disso, realiza também pesquisas na área espaço-sensorial-sinestésica com instalações artísticas e, ainda, ações que abordam as relações entre corpo e arquitetura – trabalho que pode ser visto na série Cenas Urbanas do canal TLC de televisão paga.

Especificamente na pintura do muro externo do Emílio Ribas, “P” criará um painel na entrada antiga do hospital e, ainda, oferecerá gratuita e voluntariamente uma oficina de graffiti para 40 pessoas, que incluem adolescentes da Fundação Poder Jovem e profissionais do Instituto.

Fundação Poder Jovem

Vinculada ao Voluntariado do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, a Fundação Poder Jovem visa auxiliar jovens que vivem com o vírus HIV, seus parentes e amigos, por meio do acolhimento e do incentivo ao desenvolvimento psicológico, físico, cultural e social dos adolescentes que vivem e convivem com HIV/Aids. As atividades focam o fortalecimento da autoestima, a conscientização da cidadania, a adesão ao tratamento clínico e a otimização da qualidade de vida desses jovens. No total, 25 integrantes da Fundação participarão da oficina ministrada pelo artista.

DSC01669

Voluntários em ação

CoralEmilioRibas-11

CoralEmilioRibas-10

CoralEmilioRibas-21

CoralEmilioRibas-38

Postar um comentário

Acesso via facebook